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Mostrando postagens de setembro 27, 2011

Educação sem Violência no Brasil

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© Palas Athena Logo - Gandhi Week in Brazil Mais do que teoria e prática, a não violência tem que ser uma atitude entre toda a prática de ensino, envolvendo todos os profissionais de educação e estudantes da escola, pais e comunidade em um desafio comum e compartilhado. Assim, a não violência integrada dá ao professor outra visão de seu trabalho pedagógico. A escola tem que dar lugar ao diálogo e ao compartilhamento, se tornando um centro para a vida cívica na comunidade. Para se obter um real impacto, a educação sem violência tem que ser um projeto de toda a escola, o qual deve ser planejado, integrado em todos os aspectos do currículo escolar, na pedagogia e nas atividades, envolvendo todos os professores e profissionais da escola, assim como toda a estrutura organizacional da equipe de tomadas de decisões educacionais.  As práticas de não violência devem ser coerentes e devem estar refletidas nas regras e na utilização das instalações da escola. Vista pelo ângulo...

Relações Étnico-raciais - Prevenção da Discriminação no Brasil

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© UNESCO A sociedade brasileira é uma das mais ricas de todo o mundo em termos de cultura e diversidade racial. As fontes de dados sobre a questão racial vêm-se aperfeiçoando e mostram claramente que as atitudes discriminatórias contra as populações indígenas e negras persistem na sociedade brasileira. Essa situação não só é prejudicial aos direitos humanos mais fundamentais como constitui também obstáculo ao desenvolvimento harmônico de uma sociedade rica em diversidade e em barreira ao progresso de um Brasil mais justo e mais democrático. Ela é também um desafio aos princípios da paz, do diálogo e da tolerância abraçados pela UNESCO. Esse desafio pode se beneficiar de abordagens especializadas, provenientes, particularmente, da capacidade especializada que a UNESCO detém nas Ciências Humanas e Sociais. No entanto, a magnitude e a complexidade da luta contra os diversos tipos de discriminação justificam a introdução de uma abordagem transversal, capaz de mobilizar a...

Educação Preventiva em HIV e AIDS no Brasil

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Logo do Projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas"- Brasil O Brasil enfrenta o desafio de engajar e integrar os sistemas educacionais e a sociedade civil nas temáticas relativas à educação preventiva para o HIV e AIDS e promoção da saúde nas escolas. A experiência brasileira no campo da HIV e AIDS tornou-se referência internacional. A educação não-formal preventiva é uma marca do sucesso dessa experiência, uma vez que ela soube ser sensível às diversidades regionais, culturais e sociais que caracterizam o país. A estratégia adotada baseou-se na ação coordenada de diversos setores, que interagiram na criação de iniciativas educativas contínuas e sempre renovadas, visando setores sociais específicos. Resultados de estudos reforçam a importância de envolver a comunidade escolar na elaboração e no desenvolvimento de atividades educativas, permitindo que a escola se converta num espaço privilegiado, onde seja possível construir uma sociedade mais saudável através do d...

Educação Ambiental no Brasil

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© UNESCO/Nelson Muchagata A UNESCO é a Agência do Sistema ONU incumbida de dar seguimento ao Capítulo 36 da Agenda 21, que trata da educação ambiental em todos os níveis, da formação de educadores e da informação ao público. A educação não é um fim em si mesma, é um direito fundamental e um instrumento-chave para mudar valores, comportamentos e estilos de vida: para alcançar um futuro sustentável é necessário fomentar, entre a população, a consciência da importância do meio ambiente. Uma das formas de as pessoas adquirirem esta consciência, os conhecimentos e habilidades necessárias à melhoria de sua qualidade de vida se dá por meio da Educação Ambiental (EA). As Conferências Internacionais sobre EA, nas quais a UNESCO teve papel catalisador fundamental, recomendam que a EA não seja feita somente nas escolas. Seus veículos devem ser a educação formal e não formal e os meios de comunicação de massa. A UNESCO no Brasil aplica esta recomendação, por meio de um acord...

Direitos Humanos no Brasil

O Brasil, com suas acentuadas desigualdades sociais e econômicas, promove diversificadas ações destinadas à promoção e à defesa dos direitos humanos. A discussão dos Direitos Humanos e as ações técnicas e políticas relacionadas a esse tema, têm mobilizado a mídia nacional e, consequentemente, elevado a consciência da sociedade brasileira sobre assuntos que são extremamente importantes para a promoção da cidadania e para o respeito a aos direitos humanos. Recentes avanços na promoção dos direitos humanos têm sido constatados. Apesar desse trabalho considerável e inovador de promoção dos direitos humanos: mas não existe ainda clara compreensão da universalidade e indivisibilidade dos direitos humanos: civis, políticos, sociais, econômicos e culturais. existe um número muito alto de pessoas que continua a encontrar grandes dificuldades no exercício de sua cidadania e de seus direitos fundamentais. A UNESCO acredita que somente pela mobilização de todos os atores dire...