Iniciando o trabalho
Esta unidade de estudos foi criada especialmente para ajudá-lo na tarefa de apoiar estudos a distância. É consenso que a atividade do tutor é um fator essencial para o sucesso em programas de EAD.
É muito importante que você saiba que a sua atuação acompanhando o desempenho dos cursistas, ajudando-os a superar dificuldades, estimulando-os a fazer pesquisas para além do próprio material de estudos, a observar e alterar, intencionalmente, a própria prática pedagógica, fará toda a diferença no programa que se inicia.
Assim, antes de iniciar o trabalho como tutor, propomos esse estudo, para subsidiar sua atuação na tutoria. Ele constitui uma oportunidade de refletir e compartilhar com seus pares suas reflexões e experimentos para fortalecer uma atuação que – sabemos todos – é ainda bastante nova entre nós, sobretudo quando se trata de tutoria para estudos on line. Aliás, os próprios cursos on line ainda são uma novidade entre nós!
A novidade nos estimula a ousar e, por outro lado, nos obriga a sermos cuidadosos e disciplinados no registro de nossas ousadias. Além da tutoria estamos, conscientemente, fazendo história, criando uma metodologia fortemente baseada na reflexão compartilhada, na cooperação e no estímulo à autonomia, e precisamos registrá-la. Mais, ainda, precisamos construir nossos próprios mecanismos de registro, de troca. Este é um desafio adicional para nosso trabalho.
Tecendo a rede (clique aqui para abrir)
Começando a agir (clique aqui para abrir)
Objetivos: - Analisar possibilidades comunicacionais e a interatividade em cursos on line e sua implicação para o ensino e a aprendizagem
- Desenvolver estratégias para o uso de ferramentas de comunicação em curso on line
- Utilizar ferramentas de comunicação on line
- Concluir a elaboração de um Plano de Trabalho para Tutoria
Orientações preliminares: |

Você precisará de três horas para o estudo e atividades interativas desta etapa.
Ao final, deverá concluir seu Plano de Trabalho.
Reserve, pelo menos, uma hora para tal.
Bom estudo!
| RETOMANDO AS ATIVIDADES Agora que construímos juntos uma identidade para nosso trabalho na tutoria precisamos pensar um pouco sobre o dia a dia, a rotina de trabalho de um tutor. Na educação presencial é fácil identificar algumas rotinas. Por exemplo, o professor sabe que deve distribuir determinados temas por um número de dias, reservar uma data para revisão, outra para avaliação, e daí por diante. Ele sabe, previamente, quantos encontros terá com seus alunos e em quais datas se darão. Na EAD, a autonomia dos cursistas exige que sejam definidos alguns marcos para a realização do percurso de estudos definido.
Verifique, por exemplo, as datas já definidas para o Módulo Conceitual Introdutório do Programa Mídias na Educação – Etapa 1. A partir de um calendário, construa um mapa de distribuição das tarefas já agendadas. Guarde-o para que possamos complementá-lo ao longo deste estudo.
|
A primeira e importante providência consiste em analisar o conjunto do programa a ser desenvolvido. Essa visão geral ajudará a prever limites e margens de tolerância para o que já está determinado e novas atividades que enriqueçam o material.
| Faça uma leitura exploratória do Módulo Introdutório - Etapa 1 e realize as marcações recomendadas. |
Uma vez definidas as datas-limite, é importante distribuir as etapas, os assuntos e respectivos períodos de estudo. Devem ser marcadas, também, as atividades previamente programadas, as avaliações e as tividades que envolvam toda a turma.
AS FERRAMENTAS DA INTERATIVIDADE Objetivos: - Analisar possibilidades comunicacionais e a interatividade em cursos on line e sua implicação para o ensino e a aprendizagem
- Desenvolver estratégias para o uso de ferramentas de comunicação em curso on line
- Utilizar ferramentas de comunicação on line
- Concluir a elaboração de um Plano de Trabalho para Tutoria
Orientações preliminares: |
 Você precisará de três horas para o estudo e atividades interativas desta etapa.
Ao final, deverá concluir seu Plano de Trabalho.
Reserve, pelo menos, uma hora para tal. Bom estudo!
|
Comentários
Postar um comentário