Tipos de Procedimentos de Reciclagem Realizados na PGR
COLETA SELETIVA – A PGR promove a coleta seletiva dos seguintes materiais. Alguns deles são encaminhados à cooperativa com a qual a PGR tem termo de parceria, e outros são encaminhados à descontaminação (podendo ou não ser pago esse serviço).
I - Itens encaminhados à Cooperativa:
a) papel;
b) plástico;
c) metal;
d) vidro;
e) pneus usados;
II – Outras destinações (descontaminação)
a) Cartuchos e tonners para impressão (encaminhada para empresa de reciclagem à qual repassa o valor da venda para a cooperativa);
b) pilhas e baterias (Programa Papa Pilhas do Banco Santander);
c) óleo lubrificante (encaminhada para empresa de reciclagem à qual repassa o valor da venda para a cooperativa);
d) lâmpadas usadas (encaminhadas para empresa contratada para fazer descontaminação);
PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – A PGR elaborou e lançou em 2010 seu PGRSS de acordo com o que é definido na RDC 306/04 da ANVISA e Resolução 358/04 CONAMA. Essas resoluções estabelecem que todo gerador de Resíduos de Serviço de Saúde deve elaborar e executar um PGRSS, baseado nas características e classificação dos resíduos gerados, estabelecendo as diretrizes de manejo adequado dos RSS.
Entre outras coisas o PGRSS faz a segregação de resíduos dos grupos A, B, D e E (A – resíduos biológico, B – resíduos químicos, D – resíduos similares aos domésticos e E – resíduos infectantes), encaminhando-os para empresa contratada para realizar a incineração e deposição em aterro sanitário.
Fonte:MPF
Comentários
Postar um comentário