Comunidade Rural Pedra de Santo Antonio -Alagoa Grande/PB
O presente trabalho é uma explanação das ações do Projeto Universidades Cidadãs-UFCG na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Miguel, na Comunidade Rural Pedra de Santo Antonio - A mesma está localizada no município de Alagoa Grande/PB, que possui uma população de aproximadamente 400 habitantes. O interesse da equipe pelo tema surgiu a partir de uma conversa não formal com equipe de professores da referida escola. É importante saliente que foi feita uma parceria do projeto Universidades Cidadãs-UFCG com A Secretária de Educação do Município. O Projeto de “Incentivo a Leitura” tem como objetivo geral subsidiar o trabalho dos professores com relação ao trabalho com a leitura em sala de aula, como suporte terá a utilização da biblioteca “Arca das Letras,” existente na comunidade, e paradidáticos existentes na referida escola. Os mesmos foram utilizados como suporte teórico e metodológico para atividades desenvolvidas com práticas de leitura e suas implicações. A execução do projeto se deu durante os meses de junho, julho e agosto do ano de 2009, com crianças do ensino infantil e fundamental I, com turmas do 3º e 4º ano, apresentando uma grande uma grande distorção idade/série, mas com o intuito de despertar nos alunos o prazer pela leitura através de novas práticas de leitura, oferecendo momentos prazerosos, que possibilitem conhecer e compreender a dinâmica da leitura, resgatando a valiosa arte de contar histórias. Trabalhamos com os gêneros textuais, literatura infantil e juvenil, fábulas, músicas e vídeos envolvendo a interdisciplinaridade. A biblioteca “Arca das letras”, existente na comunidade “localizada na sede associação”, desempenha um papel relevante no despertar o gosto pela leitura da literatura infantil e juvenil. Pela leitura o ser humano não só absorve o conhecimento, como pode transformá-lo em um processo de aperfeiçoamento contínuo. A aprendizagem da leitura possibilita a emancipação dos alunos e a assimilação dos valores na sociedade. Se antes a transformação era entendida de forma simplista, fazendo-se com a mudança, primeiro da consciência, de fato, a transformadora do real, agora a transformação social é percebida como processo histórico em que subjetividade e objetividade se prendem dialeticamente. FREIRE (2006).
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