Educação Ambiental e sensibilização: Uma experiência com a turma do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I

Educação Ambiental e sensibilização: Uma experiência com a turma do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I

Euzimar Gregório dos Santos - Pedagôga, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Agroecologia, professora e extencionista voluntária do Projeto Universidades Cidadãs – UFCG, 2010. euziamar.gregorio@gmail.com
Euzenia Gregório dos Santos – Pedagôga e professora do município de Malta.euzeniagregorio1@hotmail.com


Resumo
O presente Trabalho tem como objetivo registrar uma experiência realizada com turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fumdamental Cônego Joaquim de Assis Ferreira da Cidade de Malta localizada no médio sertão paraibano. A Educação Ambiental é um importante mecanismo de inserção social, político e econômico, sendo fundamental na melhoria da qualidade de vida de uma dada população. O objetivo deste trabalho foi sensibilizar os alunos no tocante aos problemas ambientais vividos no entorno da comunidade escolar e de moradores que vivem nos arredores do Parque de Vaquejada Pedro Miguel. A inserção do trabalho em grupo e estímulo a preservação do meio ambiente com práticas de Educação Ambiental inclui-se o trabalho com ferramentas da pesquisa social. Foi possível observar uma elevada preocupação dos membros das conunidades com os aspectos sócio-ambientais que foram abordados em encontros participativos, levando a reflexão sobre as diversas percepções sobre o ambiente onde vivem. Buscou-se inspirações em experiências já desenvolvidas na Escola Municipal Marta Nóbrega Rodrigues, optando-se pela plantação de mudas de árvores ornamentais e frutíferas. Realizaram-se reuniões, caminhadas e palestras de sensibilização com educadores e alunos das turmas trabalhadas. A valorização do espaço ocioso e construção da paisagem na escola e residencias nos arredores do parque de vaquejada são resultados já alcançados.

Palavras chave: Educação Ambiental, alunos, escola.


Introdução
A Educação Ambiental é vista hoje como uma possibilidade de formar pessoas para socoedades sustentáveis, ou seja, sociedades orientadas para enfrantar para enfrentar os desafios da comtemporaneidade, garantindo qualidade de vida para esta e para futuras gerações.
O Educador (a) ambiental formal ou popular são os atores principais da Educação Ambiental da base da sociedade, do enraizamento de reflexões de práticas libertárias, emancipatórias e transformadoras. Sem eles não há Educação Ambiental formal e popular.
Portanto, a Educação Ambiental deve ser entendida em um sentido mais amplo, voltada para a formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente, e para uma percepção ampliada sobre os ambientes em que se inserem.
Transfoemar e aprimorar a relação entre os seres humanos edestes com o ambiente deve ser o maior objetivo da Educação Ambiental, lembrando que o termo ambiente é muito mais que o ambiente natural. Incluímos neste termo, também os ambientes modificados pelo ser humano, assim como todos os espaços e instituições sociais, ou seja, a familia, a escola, o ambiente de trabalho, a vizinhança, etc.
Entretanto, modificar estas relações passa por uma transformação interior de cada ser humano, que inclui o cuidado consigo mesmo, com seu corpo, com sua saúde e com suas emoções. Em um outro nível, inclui a transformação da relação com os demais seres humanos do convívio direto e indireto. Num movimento contínuo e crescente é possível então modificar as relações que as sociedades comtemporaneas estabelecem com o mundo.
Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fudamental II Cônego Joaquim de Assis Ferreira, os alunos e professores envolvidos no trabalho se depararam com um alto índice de locais sem arborização, tanto na comunidade escolar como no meio rural como nos arredores do parque de vaquejada Pedro Miguel, ficando assim as residencias das famílias e espaços sem sobras de árvores dentro da comunidade escolar e fora dela. Intervenções nesta situação, em busca da sustentabilidade ambiental e meio ambiente equilibrado começamos a produzir nudas de árvores frutíferas e ornamentais para plantarmos em lugares estratégicos do nosso município.
Este trabalho teve como objetivo sensibilizar os alunos e professores no tocante aos problemas ambientais vividos no entorno da comunidade escolar e de moradores que vivem nos arredores do Parque de Vaquejada Pedro Miguel.

METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido com alunos e professores do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental II Cônego Joaquim de Assis Ferreira, localizada a Rua Monsenhor Valeriano Pereira, as margens da BR- 230 no município de Malta-PB. A mesma conta com 326 alunos, funcionando com turmas desde a pré-escola ao 9º ano do ensino fundaemntal II.
Para a implementação e desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada entrevistas com pessoas da comunidade escolar e adjacencias do Parque de vaquejada, levantamento de quantas familias queria árvores para plantar nos arredores de suas casas. Em parceria com uma tecnica em Agroecologia existente no município que acompanhou e assessorou todo o trabalho da equipe da escola.
Desenvolveu-se pesquisa de opinião, definição para a área de instalação das árvores, seleção de plantas de plantas, de interesse da comunidade escolar e fora da escola.
Em seguida depois de feito o levantamento de quantas árvores era necessário para plantar, buscou-se ajuda da agroecologista existente no município que produz mudas tanto de árvores fritíferas, quanto de ornamentais que se adaptam a nossa região. E começou-se o trabalho de plantio que era feito as sexta-feiras pela manhã, com a equipe de professores e alunos envolvidos em tal ação de Educação Ambiental.
Trabalhamos com as seguintes ferramentas de jardinagem, enxada, regador entre outros. Esta etapa se realizou entre os meses de janeiro a março do ano de 2009, com uma equipe de três professoras que foram: Kyomara Larissa, Rosagela, Euzimar e seus referidos alunos, ambas de turmas do 4º e 5º ano do fundamental I. Com apoio da direção da escola e equipe técnica da Secretaria de Educação do municipio.
Os encontros, reuniões e aula fora da escola, aconteceram respeitando o planejamento educacional da escola, e na elaboração da metodologia de cada atividade peimou-se pela discussão junto à aeducação ambiental formal discutida no planejamento educacional.

RESULTADOS ALCANÇADOS

*      Foramação de alunos para o trabalho com a Educação Ambiental e presevação do meio ambiente;
*      Difusão de árvores friutíferas e ornamentais que se adaptam a nossa região;
*      Valorização do espaço escolar com a plantação de árvores;
*      Formação da equipe multi e interdisciplimar entre os membros da escola;
*      A importancia do trabalho com a Educação Ambiental formal e não-formal para presevar o meio ambiente.

CONCLUSÃO

A elaboração do presente trabalho permitiu o enriquecimento da Educação Ambiental formal na compreensão de técnicas com aulas extra-classe e sua importância no meio escolar.
As experiências vivenciadas junto a equipe da escola, mostarm o quanto é importante a valorização das percepções sobre a importancia da Educação Ambiental de uma dada comunidade a respeito do anbiebte em que vive. O esforço humano aqui utilizado foi minimizado pelo trabalho em grupo. As árvores produtos deste trabalho encontram-se no municipio de Malta, e os registros escritos e fotográficos encontram-se na secretaria da escola e com a professora responsável eplo trabalho que é Euzimar Gregório.

  BIBLIOGRAFIA
www.mma.gov.br/EA  Acessado em 30 de março de 2009.

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